Pilates Origem e Evolução do Método

Pilates é um Método se condicionamento postural criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates(1880-1967), que consiste em manter o perfeito equilíbrio entre o corpo e mente através de exercícios específicos. 
Na década de 20 ,durante a primeira guerra mundial, Joseph atuou como enfermeiro nos campos de concentração. Ele adaptava as camas dos hospitais, tirando as molas do colchões, daí a aparência dos aparelhos.
Inicialmente a técnica tinha o nome de “contrologia”, pois os movimentos são feitos no ritmo da respiração para desenvolver uniformemente a força e a flexibilidade do corpo , e a respiração para manter o foco e o controle do corpo e da mente.

Seu método está enraizado nas filosofias  e técnicas orientais, como o Yoga, as artes marciais e  nas filosofias e métodos de educação corporal ocidentais, em que podemos rastrear a presença da ginástica médica de PH Ling , o fisiculturismo de Eugen Sandow e a pedagogia da dança de Rudolph Laban.

Os princípios do trabalho:


CONCENTRAÇÃO
Concentração é o elemento chave para conectar mente e corpo. A fim de trabalhar o corpo, é necessário estar presente com a mente- ela que comanda a ação física.

CONTROLE
Construiu seu método com base na idéia do controle muscular. Isto significa ausência de movimentos descuidados ou casuais. Os movimentos devem ser executados com máximo controle e concentração para evitar lesões.

CENTRALIZAÇÃO
A centralização tem como principal característica o aproveitamento da força no centro do corpo, sendo que tal centro foi chamado por Joseph de ” Power House” no Brasil , comumente traduzido para a casa de força. De acordo com os princípios preconizados  Por Pilates , fortalecer essa região é a melhor maneira de garantir uma boa sustentação para todo o corpo.

PRECISÃO

A precisão está intrinsecamente relacionada com o princípio do controle. É necessário que o praticante tenha consciência corporal ( de início com auxílio do instrutor,mas casa vê mais por sua conta. ) E não só perceba, mas evite qualquer tipo de compensação, mantendo o alinhamento corporal e o alongamento Axial.

RESPIRAÇÃO
A respiração e essencial à boa execução dos movimentos, porém sua prática deve ser primeiramente experimentada, e somente depois é que os exercícios devem ser iniciados. Cada sessão começa  com alguns minutos se sensibilização na respiração para o aluno tomar consciência das tensões distribuídas pelo corpo e ajudar a relaxar a musculatura. No Pilates deve-se inspirar pelo nariz e expirar pela boca.

FLUIDEZ
Parte da originalidade do método Pilates advém da fluidez com a qual os exercícios devem ser realizados. Não há movimentos estáticos , isolados ,porque o corpo não funciona naturalmente dessa maneira. A energia dinâmica substitui os movimentos rápidos e abruptos de outras técnicas; a graça predomina sobre o ritmo lento, o rÍtmo da respiração. Ou seja movimentos que fluem com a respiração.

Design e desenvolvimento

Open chat
Agendar uma aula experimental!